terça-feira, 3 de novembro de 2015

BODE , TEMPLÁRIOS, BAPHOMET, O DIABO E A MAÇONARIA

Queridos e amados seguidores, aqui quem fala é B.C. da página Maçonaria Eterno Aprendiz, sou mestre maçom e vou tratar um tema extremamente polemico que envolve a ordem.

O bode da maçonaria é sem sombra de dúvidas uma das principais ferramentas usadas para atacar a ordem. Fanáticos religiosos, adeptos de teorias da conspiração e pessoas com pré-conceitos originados na ignorância usam sua imagem para as mais absurdas alegações.


Vendo cartazes e folhetos antimaçônicos do início do século XX podemos saber que essa história não é de hoje, muitas vezes utilizada por apoiadores e grupos financiados por regimes tirânicos como o nazista.

A Alemanha de Hitler financiou inúmeros filmes e propagandas atacando nossa instituição, não é preciso ser um gênio para saber porque uma irmandade que defendia valores como liberdade era atacada por eles. De acordo com a Grande Loja da Inglaterra, aproximadamente 80.000 Maçons foram parar em campos de concentração.


A receita parece sempre ser a mesma: Templários cultuavam o Diabo, chamavam o diabo de Baphomet, com a perseguição da igreja foram protegidos por Pedreiros que adotaram seus rituais, tudo culminando em uma Maçonaria Satanista com fins malignos.

Mas o que há de verdade em tudo isso? Antes vamos analisar essas duas representações: O Diabo com cabeça e pernas de bode e Baphomet.


Com base nos estudos de Alastair Sooke, crítico de arte e pesquisador, há cerca de 1.000 anos atrás não se havia consenso sobre como o Diabo deveria parecer, isso se dava por conta de seu papel dentro da fé não estar plenamente estabelecido.

Nesta imagem localizada na Basílica de Santo Apolinário na Itália vemos a primeira representação do Diabo, nada de chifres, tridente, rabo, patas de bode, mas sim um simples anjo azul. Ele nos lembra que Lúcifer era um anjo, assim como o fato do azul ser associado na época com as trevas, a escuridão.

A imagem que associamos ao Diabo é uma criação da metade da idade média feita por artistas que buscavam inspiração nos Deuses da Grécia Antiga como Pã.

Baphomet foi a figura utilizada por Felipe, o Belo, monarca francês, para acusar os cavaleiros templários de heresia. Essa acusação se deu pelo fato da ordem possuir grandes riquezas em decorrência de serviços financeiros que prestavam, dentre eles emprestar dinheiro, sendo credora inclusive de Felipe IV.

Atacando os Templários Felipe matava dois coelhos com uma cajadada só: Eliminava suas dívidas e se apropriava da riqueza dos cavaleiros.

Dentre as acusações o rei afirmava que os Templários adoravam em segredo uma caveira barbuda a qual chamavam de Baphomet.... ISSO MESMO... a figura moderna de Baphomet nem mesmo é a indicada na acusação da igreja, sendo esta criada posteriormente.

O Papa Clemente V aceitou as acusação e após algumas confissões, conseguida através de muita tortura, enviou Jacques de Molay, Grão Mestre da Ordem, e outros 137 monges para fogueira.

Em 2007 Barbara Frale , Arquivista do Vaticano encontrou provas da inocência dos Templários, o pior dessa descoberta foi comprovar que Clemente V sabia que o processo não passava de calunia, até pensou em cancelar a acusação, mas preferiu mandar todos para fogueira evitando desconfortos com a Monarquia Francesa.

Segundo Barbara, nos documentos da Santa Fé está bem claro que os Cavaleiros Templários veneravam o Santo Sudário de Turim. Nos documentos um monge relata que ingressou no templo e lá viu um lençol, ritualisticamente ele beijava três vezes o Sudário.

A teoria da arquivista bate com o estudo realizado em 1978 por Ian Wilson, ele reconstituiu o percurso do sagrado lençol, os anos em que não se tem notícia do paradeiro do Santo Sudário correspondem ao período em que supostamente a relíquia foi custodiada em segredo pelos cavaleiros templários.

Com base nessas informações podemos concluir: O Diabo não é Baphomet, o Baphomet conhecido não era o da acusação de Felipe IV e os templários não veneravam o Diabo e sim o Sudário de Turim.

Nessa hora você deve estar pensado – Então de onde saiu o bendito bode?

De acordo com José Castellani, escritor, jornalista e historiador Maçom, a explicação é muito mais simples do que a fantasiada pelo público leigo, porém não menos interessante.

Para ele a imagem do Bode nasce em torno de 3 anos após cristo, quando os apóstolos partiram pelo mundo a fim de pregar o Cristianismo. Ao chegarem a região da Palestina se depararam com um habito estranho do povo judeu que lá habitava, curiosamente era normal as pessoas falarem aos ouvidos dos Bodes, animal comum no lugar. O aposto Paulo ao ver aquela situação questionou o Rabino da aldeia que lhe informou que o ato fazia parte de um cerimonial judaico onde para aliviar a consciência o indivíduo revelava suas falhas e erros para o bode, tendo este como confidente saberia que nunca seu segredo seria revelado.

Provavelmente esse estranho ritual deu origem ao Confessionário da Igreja Católica instituído muitos anos depois, onde o pecador vai até uma cabine discreta e conta ao padre seus pecados, este lhe jurando segredo.

Em 1808, na França de Bonaparte, a Igreja uniu-se ao governo de modo que pode atacar todas as instituições que ao seu ver pudessem gerar qualquer questionamento sobre o poder governamental e o exercido pela Igreja. Rapidamente os Maçons entraram na mira do Santo Oficio, sendo submetidos a tortura para que confessassem suas supostas heresias e entregassem seus irmãos.

Porém, a Igreja nunca encontrou um covarde ou delator entre os Maçons. Chegando ao ponto do inquisidor C. Roncalli, um reconhecido perverso dos quadros da Igreja, desabafar com seu superior:

“Senhor, este pessoal parece bode, por mais grave que eu torne o processo de flagelação a que lhes submeto, não consigo arrancar de nenhum deles quaisquer palavras.”

Daí então, para os inquisidores, todos os maçons levavam essa designação: Bodes.

Os maçons por brincadeira alimentam essa fantasia, também para manter longe pessoas indesejadas como fanáticos e curiosos.

Há de se fazer um adendo: Não podemos confundir a figura do curioso com a pessoa que tem sede pelo conhecimento. O curioso é o indivíduo que visa entrar na ordem única e exclusivamente para “Saber o que acontece lá dentro”, já o aprendiz tem sede pelo conhecimento, quer aprender, está aberto a novas informações, reconhece suas imperfeições e busca lapida-las para se tornar uma pedra cubica.

Por fim esse apelido caiu no gosto maçônico e hoje é adotado por vários grupos para-maçônicas como os Bodes do Pedal de Santo André, Bodes do Anzol e Bodes do Asfalto, um dos maiores Moto Clubes do Brasil.

Também em decorrência desses fatos tratados no vídeo que lançamos esses dois modelos de camiseta:

Bode Bravo, a melhor maneira de deixar o genro folgado alerta; e

Ainda estamos entre vós, lembrando a sociedade que as tradições das Ordens de Cavalaria ainda vivem, mantidas pela maçonaria e pela Ordem Demolay.


16 comentários:

  1. O que vocês veneram Lúcifer em várias vlojas tem o pentagrama invertido que é Satan tanto que diz que Lúcifer não é Diabo. Vcs vão morrer no Inferno.

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação. Aqueles que buscam a luz do conhecimento que a busquem foi mostrado o caminho um dos pilares do maçom é a pesquisa quem quiser que não tenha pre-conceito e busque por si mesmo o conhecimento sem achismo barato preguiça é a mãe da ignorância!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite irmãos.
    Tenho cede pelo conhecimento, por isso me dedico todos os dias, para ser uma pessoa melhor para então assim fazer parte dessa grande fraternidade.
    QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO ESTEJA SEMPRE CONOSCO.

    ResponderExcluir
  4. É muito bom conhecer mais sobre a maçonaria anseio por conhecimento e leio o máximo possível

    ResponderExcluir
  5. É muito bom conhecer mais sobre a maçonaria anseio por conhecimento e leio o máximo possível

    ResponderExcluir
  6. Ressalvas:
    1- os templários não adoravam o sudário, pois segundo testes de carbono 14 ele é do fim do sec XI inicio do sec XII.
    Adivinhem quem foi martirizado desta maneira nesta época?
    Suspeita-se que o próprio Jacques De Molay, sim, bem mais provável, a suprema ironia, os católicos adorarem uma representação de Jacques De Molay...
    2- pelo que sei no início Napoleão protegeu os Maçons, não sabia desta aliança com a igreja e esta perseguição.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento !

    ResponderExcluir
  8. Muito bom e explicativo pra quem é sedento por conhecimento sem uma idéia pré concebida e pronto pra ouvir e aprender, quem tiver ouvidos para ouvir q ouça. Agradecido.

    ResponderExcluir
  9. se a maçonaria é de fato boua? porque a maioria dos imperadores eram maçõns?

    Stalin era maçon e matou 7 milhões de pessoas

    pedro Alvarez cabral tambem era maçon e não preciso nem falar oque ele fez com os indios né?

    George Washingtom o primeiro presidente dos EUA e era maçon ,alias ja viram oque tem atras na nota de 1 dolar?

    Napoleão tambem era maçon ,e matou milhões

    coincidencia???

    ResponderExcluir
  10. controle da população... se alguém de coragem nao o fizer - quem o fará, deixará a terra encher de humanos ate atingir seu limite máximo de habitantes, até esgotar os recursos naturais.

    ResponderExcluir
  11. Somos livres para escolher nossos caminhos mas para isso é necessário adiquirir conhecimento, é necessário sempre aperfeiçoar, liberdade,igualdade e fraternidade.

    ResponderExcluir
  12. https://youtu.be/P36c3KMItUc

    ResponderExcluir
  13. Estou aqui pesquisando para entender o que a maconaria quer no governo do Brasil, vou continuar com minhas pesquisas ,estou com a pulga atraz da orelha tá cosando,mais vou fundo

    ResponderExcluir